Bufalando Sério
1996
EDITORA AGROPECUÁRIA
R. Bento Gonçalves nº 236 – Centro
GUAIBA – RS – Cep: 92.500-000Fone: (51) 480-3030
Fax: (51) 480-3309
e-mail: [email protected]
Site: http://www.edipec.com.br/
PREFÁCIO:
A obra de Jonas Camargo de Assumpção, Bufalando Sério, mostra de modo claro, numa linguagem coloquial, o dia-a-dia de uma criação de búfalos, ou seja, traduz, para os interessados em iniciar uma criação ou que já iniciaram, o universo dos procedimentos rotineiros de quem já adquiriu total intimidade com esse ramo da pecuária.
Baseado não só em pesquisas, como também na experiência do autor na lida diária com a espécie, Bufalando Sério procura revelar as sutilezas próprias da atividade, que só são percebidas após algum tempo de contato com esses animais.
Jonas, em seu livro, conta a história da criação de búfalos, citando autores de renome, passagens interessantes de importantes criadores, dados técnicos, com uma fluidez que faz lembrar um bate-papo na varanda, num final de tarde. Mesmo assim, o livro traz informações técnicas de extrema valia, como por exemplo a questão da adaptação do animal ao meio, ou seja, o que esperar, em termos de produtividade de uma criação, considerando a região onde esteja; quais os parâmetros que devem ser considerados na escolha da raça de búfalo, baseada nas características e aptidões de cada uma delas; e como administrar uma criação em termos de manejo diário, considerando os cuidados com a produção, reprodução e saúde do rebanho.
No que se refere ao manejo, o autor não se prende as questões técnicas, já esgotadas em várias outras publicações especializadas; ao contrário, ele procura passar a experiência adquirida na observação diária, levantando questões de ordem comportamental, características da espécie e mostrando as formas de como contornar determinados problemas corriqueiros que, à primeira vista, para o criador desavisado, podem parecer de difícil solução. É interessante como ele procura o tempo todo passar sua experiência particular com a criação de búfalos, adquirida através do contato diário e da consulta a matérias técnicas, sempre ilustrando com algum exemplo vivenciado em sua propriedade.
Como Médico Veterinário e criador de búfalo há anos, só me resta parabenizar o autor dessa iniciativa que tem tudo para contribuir de forma positiva para a bubalinocultura em nosso país.
Antonio Cabrera Mano Filho,
Ex-Ministro da Agricultura do Brasil
Ex-Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo
CONTRA CAPA:
“Jonas Camargo de Assumpção é um arquiteto que soube aliar a visão técnica à grande paixão de sua vida: a criação de búfalos.
Este livro é extraordinário porque, fazendo uso de uma linguagem simples e campeira, apresenta a análise de um profissional preocupado em avaliar a atividade da criação de búfalos. ( Sem os mitos que atribuem milagres a este animal não levando em conta as condições reais em que são criados. )
Apresenta sugestões claras e dicas fundamentais para quem quer ter sucesso na pecuária do búfalo.
Nós, que também somos criadores antigos, não poderíamos esperar outro resultado da iniciativa deste companheiro de sempre: um livro pragmático, honesto e imparcial.
Bufalando Sério. Como sempre Jonas Camargo de Assumpção faz quando fala sobre búfalos.”
João Ghaspar de Almeida
Vice-Presidente da IBF
(Internacional Buffalo Federation)